Como visitar o Parlamento Europeu, em Bruxelas?

Olá, Viajante!

Você já pensou em conhecer o Poder Legislativo da Europa, conhecido como Parlamento Europeu?

Se sim, saiba que uma das suas sedes fica em Bruxelas, na Bélgica, e é impressionante a visita.

O Parlamento Europeu recebe centenas de visitas diárias e a entrada é gratuita. Se você gosta de história europeia ou de temas europeus, você não pode deixar de visitar o parlamento.

Existem três espaços que recebem a visitação (a Casa da Cultura Europeia, o Parlamentarium e o Hemiciclo) e acho que a visita fica bem pesada se você fizer as três no mesmo dia. Eu, por exemplo, apesar de ter interesse no tema, pois sou professor de direito internacional, optei por visitar apenas o Parlamentarium.

PARLAMENTARIUM

O Parlamentarium é o espaço mais visitado do Parlamento Europeu. E não era para menos: para quem gosta de história política europeia, ele é fantástico!

Logo na entrada, à direita fica um lugar em que é possível escolher a nacionalidade e tirar uma foto em algum lugar do parlamento. Eu escolhi no Hemiciclo, pois eu não ia visitá-lo. A foto é gratuita e eles enviam na hora para o seu email.

Para entrar no centro de visitantes propriamente dito, é preciso passar pela segurança (raio-x e detector de metais). Não pode tirar foto neste setor. Eu tirei sem saber e o segurança veio verificar a minha máquina kkk. Talvez achou que eu poderia estar planejando um atentado!

Pegue um dos guias interativos (guide tour) e siga em frente.

Este objeto pendurado no meu pescoço é o áudio-guia. Tem um fone e um dispositivo com muitas informações.

A exposição é muito rica e explica uma série de coisas: a diversidade dos povos e culturas que compõem a União Europeia, como os países membros se uniram para estabelecer este bloco de interesse mútuo, como funciona o Parlamento Europeu, dentre muitas outras informações… 

A exposição é interativa e, com o auxílio do áudio guia, você pode obter informações mais aprofundadas dos quadros que você está vendo. E o melhor: a exposição pode ser explorada em qualquer uma das 24 línguas dos países que compõem o bloco. 

É uma imersão na história europeia (e mundial) mostrando as questões de conflitos que levaram às Guerras Mundiais ou guerras localizadas.

COMO EU CHEGUEI?

A forma mais indicada de chegar ao Parlamento Europeu em Bruxelas é desembarcando na estação de trem Bruxelles-Luxembourg. Você já estará na Esplanada Solidarność 1980.

As estações mais próximas são Maelbeek e Schuman, nas linhas 1 e 5, e Trône, nas linhas 2 e 6. Após descer em uma delas, ainda é preciso fazer uma caminhada de 10 a 15 minutos.


Embora Bruxelas não seja tão fácil de se localizar como Londres ou Paris, depois de me perder um pouco e consultar alguns moradores, consegui chegar.

Se vê quiser um tour por Bruxelas, indico o tour da nossa parceira Civitatis.


QUAL É O ENDEREÇO?

Tanto o 1) Parlamentarium quanto o 2) Hemiciclo ficam na Rue Wiertz 60, 1047 Bruxelas, Bélgica.

Você também pode visitar a 3) Casa da História Europeia, que fica na Rue Belliard 135, 1000 Bruxelas, Bélgica.

HORÁRIOS

Estes são os horários de visita:

Parlamentarium: segunda de 13h às 18h / de terça a sexta de 9h às 18h / sábado e domingo de 10h às 18h

Hemiciclo: de segunda a quinta de 9h às 12h e de 14h às 16h / sexta de 9h às 12h / não há visitas aos fins de semana e durante sessões plenárias

Sessões Plenárias no Hemiciclo: dirija-se até a área de visitantes no seguintes dias/horários: quarta de 15h às 17h30 / quinta de 9h às 12h

Casa da História Europeia: segunda de 13h às 18h / de terça a sexta de 9h às 18h / sábado e domingo de 10h às 18h

E não se preocupe: a entrada é gratuita.

HEMICICLO

Foto gratuita que você pode tirar na entrada da visita, como mencionei acima

O Hemiciclo do parlamento europeu é o coração da democracia europeia. Trata-se de uma sala com capacidade para até 751 deputados do Parlamento Europeu. O local é utilizado para sessões para debates e votações históricas. 

O local, diferente do Parlamentarium, só pode ser visitado através de tours guiados com no máximo 10 pessoas. O tour dura cerca de 30 minutos e também pode ser acompanhado com um audio guide em 24 idiomas diferentes. 

Não é necessário reservar com antecedência (porém depende da disponibilidade de vagas) e é obrigatório apresentar um documento de identificação. 

É possível também assistir às sessões do parlamento, mas a entrada tem um número restrito de lugares disponíveis.

É isso. Espero que este post tenha lhe ajudado.

Se você quiser um tour por Bruxelas, indico o tour da nossa parceira Civitatis.

*O blog esteve em Bruxelas em julho de 2019.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s