Olá, Viajante! Aqui é o Ronaldo e hoje é o primeiro dia do Carnaval 2020 do Recife. Neste post vou lhe dar uma série de informações úteis para você aproveitar o melhor carnaval de rua do Brasil.
COMO SABER A PROGRAMAÇÃO?
O carnaval do Recife tem um palco central (Praça do Marco Zero) e alguns secundários, como o da Praça do Arsenal, que toca músicas tradicionais do estado de Pernambuco, e um em frente ao Shopping Paço Alfândega, que toca música eletrônica.


São vários os grupos que se apresentam do final da tarde até o fim da noite. Além disso, vários grupos de frevo, maracatu e caboclinhos se apresentam no meio da rua.
Para você aproveitar melhor é preciso ter acesso à programação do carnaval.
Clique aqui para acessar a programação completa.
Há também um aplicativo disponível na Playstore. Digite “Carnaval Recife 2020”.
COMO CHEGAR?
Você pode ir ao carnaval de carro, uber e de ônibus. Já fui das três formas. A que eu prefiro é o Expresso da Folia.
Há 19 anos que a prefeitura do Recife organiza o Expresso da Folia, que é um ônibus que sai de pontos específicos e vai direto para o carnaval. Ele também traz o folião de volta ao ponto de partida.
No sábado (dia 22) ele estará disponível de 18h até a 5h (dia 23)
A partir do domingo (23) ele sairá das 15h até 5h do outro dia.
O Expresso sairá dos shoppings Recife, RioMar, Plaza, Tacaruna e Extra Benfica.
A passagem custa R$ 12,00 e confere ao folião direito à viagem de ida e volta.
Os foliões que deixarem o carro nos shoppings será cobrada apenas a taxa inicial de estacionamento. Nesse ano, foi feito um corredor em que os ônibus não paravam. Muito bom!
Porém, se você prefere ir de carro, recomendo chegar cedo e não estacionar no meio da muvuca. Vários trechos são interditados e você pode ter uma dor de cabeça depois.
Já quem prefere ir de uber, lembre-se que são milhares de pessoas usando o aplicativo. Portanto, a depender da hora de retorno, as tarifas podem estar elevadas.

CENTRAL DO CARNAVAL
Todas as informações turísticas, serviços de saúde e atendimento ao consumidor podem ser obtidas na Central do Carnaval, que fica na Rua do Observatório, perto da Praça do Arsenal.
Ela atende o público das 16h às 2h.
CUIDADO COM AS CRIANÇAS
É possível levar crianças para o carnaval recifense. Mas alguns cuidados devem ser tomados.
Antes de tudo, passe na Central do Carnaval (ver acima) e pegue pulseiras para as crianças que estão lhe acompanhando. Nesta pulseira ficam gravados o nome dos pais e o telefone de contato. Recomendo que todas as crianças estejam com a pulseira.
No caso dos bebês, na Central há um fraudário, que funciona das 13h às 23h.
No que atina à diversão, existem espaços dedicados exclusivamente às crianças.
Um deles é a Praça de Eventos do Shopping Paço Alfândega. Foram muitos anos levando minha filha para assistir de apresentações de teatro à “Patati e Patatá”. Sim, era moda na época.
Um outro é o “Carnaval das Crianças”, na Praça do Arsenal. É um espaço delimitado dedicado exclusivamente à programação infantil e apresentações de grupos tradicionais do interior de Pernambuco.

É possível brincar com as crianças na rua também, devendo ter cuidado, evidentemente, com grandes multidões. No Recife Antigo, isso é possível até às 20h. Após essa hora, o público começa a mudar, a bebida já começou a alterar alguns foliões e pode haver mais violência.
ALIMENTAÇÃO
Existem milhares de barraquinhas que ficam nas ruas e vendem comidas e bebidas à vontade.
Para aqueles que não gostam de comida de rua ou preferem um lugar menos barulhento e mais confortável, há um barracão de alimentação, chamado de Arena Gastronômica, que fica ao lado da Praça do Arsenal. Neste ano serão 12 estabelecimentos.
Os cardápios estão em braile, inglês e espanhol.
SEGURANÇA
Eu nunca fui assaltado em Recife, mas eu nasci na cidade e sei como as coisas funcionam.
Se é a sua primeira vez por Recife, se você permanecer entre as 15h e 20h não terá grandes problemas. Apenas tome os cuidados necessários para qualquer aglomeração. Não ande com mochila para trás (se puder nem leve) e ponha o dinheiro em uma doleira (eu não uso). Podem ter batedores de carteira misturados na multidão.
O policiamento é muito presente e nas ruas principais é possível curtir o carnaval com muita tranquilidade.
Quanto à importunação sexual, embora a prefeitura faça campanhas constantes, o Brasil e, em especial, o nordeste possuem costumes bastantes misógenos e isso se potencializa no Carnaval. Sei que em Olinda o negócio é mais tenso, mas no Recife Antigo é um ambiente beeem tranquilo. Vou ao Carnaval há 10 anos com Elis e nunca vimos nada nesse sentido.
De todo modo, caso você seja vítima procure a polícia ou a Central do Carnaval.
É isso. Bom carnaval a todos! Se gostou dessas dicas, marca o blog nas suas fotos de carnaval (@oblogdoviajante)